Switcher Blackmagic Design ATEM 1 M/E Production Studio 4K

  • Suporta NTSC / PAL / HD / UHD 4K a 10 bits
  • Suporta resolução de 4K por SDI ou HDMI
  • 1 entradas HDMI e 10 x 6G-SDI
  • Entrada de sincronização Tri-Sync / Black Burst Ref
SKU: SWATEMPSW1ME4K Categorias: ,

Visão geral do Blackmagic Design ATEM 1

O Blackmagic ATEM 1 M / E Production Studio 4K é um switcher de produção multicâmera de evento ao vivo com 10 entradas Ultra HD individuais integradas em um chassi de 1 RU. Suportando formatos de vídeo NTSC / PAL / HD e Ultra HD, o switcher se conecta a uma ampla gama de câmeras e fontes, fornecendo um único fluxo de programa em vídeo UHD 4K, HD ou SD. Tudo isso é feito ao vivo e em tempo real, sem necessidade de renderização. O switcher apresenta uma entrada de vídeo de referência para sincronizar o switcher com outro equipamento usando sincronismo tri-level ou black burst. Cada entrada também possui um sincronizador de quadros, que permite usar câmeras que não possuem genlock, bem como inserir vídeo de fontes de computador.

O switcher oferece oito saídas de vídeo que estão sempre ativas. Ele possui duas saídas de programa SDI e uma HDMI, ambas com UHD / HD / SD, com três saídas UHD / HD / SD pass-through (AUX) que podem fornecer uma alimentação de programa limpa sem quaisquer efeitos downstream. O switcher também possui uma saída HD convertida para monitoramento em um monitor HD equipado com SDI. O monitoramento multiview é 1080i somente sobre saída SDI ou HDMI dedicada, e multiview permite que você visualize o programa, pré-visualize e oito fontes ao vivo ao mesmo tempo. O switcher possui luma e chroma keyers integrados para efeitos em tempo real e composições em Ultra HD, com processamento de 10 bits. Dois keyers downstream permitem que você use dois gráficos / logotipos / títulos / terços inferiores de até vinte gráficos armazenados em uma ampla variedade de formatos.

Um mixer de áudio de 12 canais integrado lida com o áudio HDMI e SDI integrado das 10 entradas de vídeo ativas, bem como o áudio das entradas de áudio analógico balanceadas ou não balanceadas para fornecer flexibilidade e opções de áudio criativas. A saída de áudio está integrada nos streams SDI e HDMI, e também está disponível por meio de saídas de áudio balanceadas. Um Mac ou PC com Windows executando o software ATEM incluído controla a operação e as configurações do switcher. Para quem gosta da sensação de um painel de controle físico, os Painéis Broadcast ATEM ME 1 e ME 2 disponíveis, conectados via porta Ethernet, também controlam todos os recursos do switcher. Os botões iluminados do painel frontal permitem que você selecione localmente a saída AUX, enquanto uma tela LCD de 2 “embutida na parte frontal da unidade permite que você veja a saída AUX para confirmação instantânea da saída correta.

Vídeo

  • O switcher ATEM 1 M / E Production Studio 4K suporta vídeo Ultra HD 4K (3840 x 2160), que é quatro vezes a resolução do Full HD. O formato de vídeo é definido pelo usuário e deve ser o mesmo em cada entrada, pois o switcher não pode dimensionar formatos de entrada diferentes para corresponder ao formato do projeto.
  • O switcher possui dez entradas 6G-SDI de link único e uma entrada HDMI 4K, que permite conectar sinais UHD / HD / SD e baseados em computador ao switcher. No entanto, a entrada HDMI é compartilhada com uma das entradas SDI, portanto, você só pode ter no máximo dez entradas.
  • O switcher obtém o vídeo de referência para sincronismo, seja black burst ou tri-level sync, para que possa interagir com outros equipamentos de pós-produção.
  • Cada entrada incorpora um sincronizador de quadros, que permite usar câmeras que não têm capacidade de genlock ou inserir fontes de computador, como Keynote ou apresentações do PowerPoint.

Áudio

O switcher inclui um mixer de áudio embutido de 12 canais que permite mixar fontes manualmente, ou você pode definir as entradas do mixer para “áudio-segue-vídeo”, para que seu áudio faça crossfades conforme você alterna entre as fontes.

Saídas de Vídeo

  • O switcher possui duas saídas de programa para o vídeo final, fornecendo UHD / HD / SD por meio de duas portas 6G-SDI e um conector HDMI 4K.
  • A saída multiview está disponível por meio de um conector SDI ou HDMI.
  • O switcher possui uma saída SDI AUX capaz de entregar o feed de saída do programa com ou sem os efeitos de keyer downstream em SD, HD e Ultra HD. O controle da saída AUX é feito pelos botões do painel frontal e a tela LCD de 2 “embutida para confirmação imediata da saída AUX.

Monitoramento multivista
A saída multiview apresenta quatro layouts de tela selecionáveis ​​que mostram oito entradas ou seis entradas e os dois media players internos, além de pré-visualização e saídas de programa, em uma tela ao mesmo tempo.

Efeitos

Transições

O switcher ATEM 1 M / E Production Studio 4K apresenta quatro transições integradas:

  • Cortar: o ATEM muda instantaneamente da fonte do programa atual para a fonte de visualização precisamente no momento em que você pressiona o botão. Os cortes podem ser executados selecionando as fontes diretamente no barramento do programa ou, mais comumente, pressionando o botão cortar para fazer a transição para a próxima fonte alinhada no barramento de visualização.
  • Mix: Isso se dissolve de uma imagem para outra. Você pode programar uma taxa de transição predefinida ou usar o painel de controle do software incluído ou os painéis de hardware disponíveis para fazer a transição manual de uma cena para outra.
  • Mergulho: é semelhante à mistura / dissolução, exceto que primeiro faz a transição para uma fonte colorida / gráfica ou de vídeo e depois para a próxima tomada.
  • Padrões de limpeza: com 18 padrões de limpeza integrados, você pode criar mais de 100 transições diferentes, os padrões podem ser invertidos ou suavizados e você pode personalizar a cor da borda. Você também pode inserir até três fluxos de vídeo ao vivo nas bordas.

Transições chave enquadráveis
O DVE integrado permite que você crie movimentos DVE baseados em quadros-chave, gráficos voadores e ferrões animados.

Keyers

  • O switcher possui quatro keyers upstream e um DVE, permitindo que você coloque vídeo ao vivo, título, gráficos e animação em vídeo ao vivo. Você pode escolher entre chroma, luma, linear e pattern keys em resolução Ultra HD com processamento de 10 bits.
  • Dois keyers downstream permitem adicionar gráficos, terços inferiores, títulos e logotipos para uma produção ao vivo polida.
  • O DVE permite criar um efeito picture-in-picture.

Interface de controle

  • O switcher possui botões de controle do painel frontal iluminados para controle manual.
  • O switcher ATEM 4K usa uma conexão Ethernet para fazer interface com as superfícies de controle, como os painéis de transmissão ATEM 1 M / E e 2 M / E opcionais.
  • Você também pode controlar o switcher usando o software ATEM Software Control incluído em um computador Mac ou Windows via Ethernet. Você pode controlar todas as configurações de produção do switcher, bem como importar gráficos diretamente do seu computador para o pool de mídia do switcher.
  • Você define o formato para cada projeto em que está trabalhando, de SD a HD a Ultra HD, selecionando a resolução e a taxa de quadros. Isso é feito usando o software incluído para macOS / Windows PC ou por meio do painel de transmissão ATEM 1 M / E ou ATEM 2 M / E.
  • O uso da porta Ethernet no switcher permite conectar superfícies de controle diretamente ao switcher ou pode controlar o switcher em uma rede.
  • O switcher possui uma porta USB que é usada para atualizações de software e para definir o endereço IP do chassi do switcher, o que só pode ser feito usando um computador executando o ATEM Switcher Utility conectado à porta USB do switcher.

Montagem em rack

O switcher tem 1 RU de altura e alças de montagem em rack embutidas, para montagem em um case de produção ou em uma instalação de pós-produção.

Main Menu